O eSocial revolucionou a forma como as empresas lidam com suas obrigações fiscais. Neste tutorial detalhado, vamos explorar passo a passo como utilizar o Sistema Emitaaso para gerar o arquivo XML do eSocial de maneira simples e eficiente. Se você busca compreender esse processo e garantir a conformidade legal, este é o lugar certo para aprender tudo o que é necessário para gerar o XML do eSocial de forma descomplicada e precisa.
O que é importante você saber para gerar o XML do eSocial
Como foi visto anteriormente no conteúdo “Como emitir um ASO“, é obrigatório responder alguns campos que são indicados como o símbolo:
Além disso, caso você não tenha cadastrado todos os campos, você pode alterar as informações do ASO, seguindo o conteúdo “Como consultar um ASO“.
Os campos que precisam estar obrigatoriamente preenchidos são:
- Razão Social
- Tipo do ASO
- Data do ASO
- CPF
- Matrícula
- Função/cargo
- Caso exista cadastro de Exame Complementar
- Data do Exame
- Ordem do Exame
- Indicação do Resultado
- Resultado do ASO
Os demais campos são opcionais, sendo assim, você cadastra os que considerar necessários.
Caso precise de ajuda para encontrar todos esses campos, siga as informações a seguir, começando tanto da Seção “Novo Atestado” ou “Atestados (ASO)”.
1- Seção de Atestado de Saúde Ocupacional
1.1 – Empresa
Nesta seção é necessário preencher somente a Razão Social. Assim, você pode escrever o nome da empresa ou inserir o CNPJ.
1.2 – Consulta
Nesta seção é preciso preencher:
- Tipo do ASO
- Data do ASO
1.3 – Funcionário
Nesta seção é preciso preencher:
- CPF
- Matrícula
1.4- Setor e Função/Cargo
Nesta seção é necessário preencher:
- Função/Cargo
1.6 – Exames Complementares
Caso queira, ou seja necessário incluir um exame complementar, é necessário incluir as informações:
- Data do Exame
- Indicação do Resultado
- Ordem do exame
2 – Avaliação
Nesta seção é preciso preencher:
- Resultado do ASO
Pronto! Você já consegue emitir o XML do eSocial com essas informações.
Na aba, Relatórios, clique em “eSocial (arquivo XML)”.
Escolha uma data inicial e final, que esteja dentro do momento de criação do ASO que você procura. Além disso, se quiser reduzir a quantidade de resultados que serão exibidos, selecione também a Empresa cadastrada neste ASO. Após é só clicar em “Localizar atendimentos”. Dessa forma, clique para selecionar o ASO que você quer gerar o XML e clique em “Gerar XML”, no canto superior direito.
Dessa forma, será realizado o download automaticamente do arquivo. Por fim, se você quiser abri-lo, é só selecionar um programa como o bloco de notas. e Pronto! Ele terá esse aspecto:
E lembrando que ao fim da página você tem um link para tirar suas dúvidas no nosso whatsapp.
Portanto, a geração do XML do eSocial com o Emitaaso ofereceu as etapas necessárias para realizar esse processo de maneira precisa e em conformidade com as normativas legais. Então, fique atualizado com as mudanças no eSocial e lembre-se da importância de buscar suporte quando necessário. Assim, ao dominar esse procedimento, você contribui para a organização e eficiência das informações trabalhistas e previdenciárias da sua empresa.
[inlineforms id=”1247″]